top of page
Buscar

Aguapé

Foto do escritor: Claudia Vilas BoasClaudia Vilas Boas

Já ouviu falar em Programações preditivas?

Esse recurso é amplamente usado pela mídia para moldar a sociedade aos seus interesses escusos.

Já disse em outro texto, que há séculos fazemos parte de um experimento social, manipulados como marionetes por uma pequena parcela de poderosos.

A proporção era de 1% de “pessoas” no controle do mundo, 4% que os servem cegamente, 5% que já perceberam essa realidade e 90% da massa dormente e cega para o sistema. Acredito que dentre esses últimos, uma parcela já esteja acordando e percebendo a manipulação.

Porém, muitos seguem dopados pelas distrações. Uma novelinha, uma série, um futebolzinho, são suficientes para que se mantenham cordeiros como ovelhas, satisfeitas em comer grama e dormir.

Vou pegar aqui um exemplo, do tempo em que também eu dormia em berço esplêndido e seguia a massa cegamente.

Há alguns anos lançaram uma série de muito sucesso chamada La Casa de Papel, na qual

assaltantes criam um plano mirabolante para roubar a Casa da Moeda.

Se pensarmos dentro dos valores morais, isso nada mais é que um crime.

Porém, aí começa a manipulação. Os policiais e todos que estão tentando capturar os bandidos têm suas personalidades habilmente trabalhadas como corruptos e maus. E os criminosos são as vítimas da sociedade. Pobres coitados, com histórias de vida de abuso e sofrimento, que justificariam suas ações ilegais.

Isso te lembra algo do que estamos vivendo?

Um dos reféns tentava de tudo para “atrapalhar” o plano perfeito, um tal de Arturito. Confesso, que na época também sentia repulsa por esse personagem, que ora vejam só, tentava impedir a consumação de um CRIME.

Os ladrões com discursos comoventes conseguiram seu intento, roubaram o dinheiro do sistema malvadão e foram viver felizes em ilhas paradisíacas, com luxo, festas e requinte. Eles não combateram o sistema que criticavam, apenas agiram da mesma forma. No decorrer dos episódios se você prestar bastante atenção, perceberá o desvio de caráter por trás das aparentes fragilidades e sofrimentos dos personagens. Na verdade, nenhum deles é uma pessoa com princípios. Suas vidas miseráveis são fruto de seus comportamentos imorais e desonestos. Mas, isso foi tão sutil, que passou despercebido pela maioria das pessoas, incluindo a mim, naquela época.

Vejam a que ponto eles conseguem distorcer os valores de uma manada.

A última temporada não sei como terminou, uma vez que quando foi lançada eu sequer tive vontade de assistir. Já havia saído da caverna e as sombras já não faziam mais sentido.

Em contrapartida, o filme que se passou mais ou menos naquele período, chamado O Milagre da Cela 7, nos mostra justamente o oposto. Um rapaz com “problemas mentais” é acusado injustamente de um crime. A vítima é a filha de um poderoso general.

Esse rapaz, apesar de sua “deficiência” cognitiva, tem uma filha e é um pai extremamente amoroso e responsável (família). Ele é mandado para a prisão e colocado junto aos piores criminosos, passando por toda sorte de torturas, espancamentos e humilhações.

Contudo, sua essência não foi corrompida. Apesar de todo sofrimento ele se mantinha firme no propósito de poder reencontrar sua filha. Seu amor e responsabilidade, aos poucos foi cativando e envolvendo os demais prisioneiros. Uma incrível mudança começou a ocorrer em todos naquela cela. A beleza de sua alma transformou tão grandemente aqueles homens até então endurecidos e cruéis, a ponto de…ALERTA DE SPOILER (se for assistir ao filme, pare aqui e prossiga a leitura depois).

Continuando…a mudança foi tamanha, a ponte de um deles se sacrificar e tomar seu lugar na forca, escolheu se redimir de seus crimes, entregando a vida para que o rapaz inocente pudesse fugir e criar sua amada filha em outro lugar.

Ele não se rendeu ao sistema, o sistema rendeu-se a ele. Inicialmente foi considerado louco e ridicularizado, quando na verdade ele possuía a sabedoria mais genuína.

Há uma planta aquática denominada Águapé, que tem o poder de remover os poluentes presentes na água. Assim são aqueles que não se deixam contaminar, mesmo em meio à sujeira. Ao contrário, transmutam o que tocam, com amor e persistência.

Têm o poder de transformar rios turvos e fétidos em águas cristalinas.

Portanto, mesmo diante de processos difíceis e dolorosos, que possamos ser o aguapé que purifica o ambiente ao nosso redor.

E que, mesmo em meio ao caos, encontremos a paz dentro de nós para que a desordem não apague a nossa luz.

#pracegover #pratodosverem imagem de uma planta Aguapé, com flores lilás, flutuando na água.


51 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Claudia Vilas Boas
Claudia Vilas Boas
Dec 27, 2022

Eu que agradeço! Muito bom ter esse retorno! 🙏🏼

Like

jfranciscooliver
Dec 26, 2022

Mais uma publicação maravilhosa, obrigado

Like
bottom of page