Ansiedade
- Claudia Vilas Boas
- 19 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Eis uma emoção que provavelmente todos acabamos enfrentando em algum período da vida.
Ela, via de regra, é alimentada por outra bem conhecida, a expectativa.
Existe um antigo "meme" que diz: criem cavalos, vacas, galinhas, gato, cachorro, plantas, ou o que quiserem, só não criem expectativas.
Porém, sabemos que de certa forma, em alguns momentos isso é inevitável.
E como tudo na vida, também aí podemos focar no lado positivo.
A expectativa quando bem trabalhada nos impulsiona a buscar o que desejamos, contudo, quando em desequilíbrio nos leva a desenvolver a ansiedade.
E é aí que as coisas se complicam.
A ansiedade corta o fluxo positivo, interfere inclusive na nossa capacidade de criar e perceber as melhoras soluções.
Muitas vezes, inclusive, ultrapassa o campo emocional trazendo problemas físicos, como dores, tensão muscular, unhas roídas, desejo compulsivo por alimentos e tantos outros sintomas.
E o que fazer? Manter-se em equilíbrio nem sempre é tarefa fácil.
Contudo, hoje temos tantas ferramentas para nos auxiliar, precisamos aprender a aproveitá-las.
Lembrando que, não existem fórmulas mágicas, o que funciona para alguns pode não funcionar para outros. Somos indivíduos com caraterísticas e peculiaridades. Não fomos produzidos em série, somos modelos exclusivos.
Dentre as tantas possibilidades vou citar as que estão ao alcance de todos, uma vez que não dependem de facilitadores ou terapeutas. No entanto, havendo possibilidade, as terapias trazem resultados importantes e agregam muito nesse processo de autocura.
Uma das técnicas que me trazem resultados muito positivos é o Ho’oponopono. Existem inúmeras formas de praticar e também orações para situações específicas. Pode-se usar o Japamala, com as 108 repetições, ou apenas utilizar as quatro frases em situações específicas.
Meditação, é algo que tenho tentado inserir como hábito em minha vida, uma vez que ela traz equilíbrio, paz e consequentemente clareza. A forma fica a critério do que ressoa com cada um, podendo inclusive ser guiada.
Mantras também nos auxiliam a transmutar as energias.
Exercícios de respiração trazem foco e nos mantém centrados no presente.
E independente de seguir ou não alguma religião, as orações sempre nos conectam à nossa Fonte criadora, mentores, guardiões e ao nosso Eu Superior. Basta deixar fluir o que o coração está sentindo.
Existem infinitas possibilidades e terapias, e todas muito eficientes, mas é necessário que as busquemos.
Temos um leque de opções, que aguardam nossas escolhas.
O Universo sempre responde aos anseios de nossa alma. Quando tomamos a iniciativa os movimentos acontecem e as alternativas se apresentam.
Então que a gente não permita que a ansiedade se instale. Quando percebermos que ela está nos desequilibrando, rapidamente nos lancemos à tarefa de mudarmos a energia, mantermos o fluxo positivo e promovermos a cura.
A ansiedade nos joga para locais incertos, trazendo medo e insegurança.
Por isso manter o foco no momento presente é fundamental.
Presente pode significar o momento atual e também algo que é ofertado em sinal de amor, agradecimento, carinho ou, como nesse caso, as duas coisas. Afinal, manter-se presente é um regalo que oferecemos a nós mesmos. E nós merecemos, não é mesmo?
#pracegover #paratodosverem imagem de uma mulher sentada em um lindo jardim, cabelos esvoaçantes, vestido florido, pés descalços, expressão feliz e serena, com uma caixa de presente sobre os joelhos, tendo ao seu lado um coração luminoso. Arte digital.

Comments