E chegou a época mais iluminada e também mais controversa do ano.
Para muitos o Natal é um momento muito esperado, cheio de alegria e magia.
Para outros é um período de introspecção e sentimentos conflitantes.
Já houve um tempo em que eu não gostava muito dessa época. Não é raro que acontecimentos não muito bons nessa data, acabem por tomar proporções gigantescas e ficarem marcados por longos períodos ou até mesmo por toda uma vida.
Como superar isso? Como lidar com essas cicatrizes?
A palavra mágica é ressignificar. Mais que uma palavra, na verdade, é um processo, uma transformação.
É a incrível tarefa de transmutar o negativo e trazer à luz o aprendizado, o crescimento.
Toda experiência vivida agrega algo em nossa trajetória, mesmo que não entendamos isso à princípio.
Cada pessoa, cada situação, cada momento em nossa vida faz parte da pessoa que vai sendo construída ao longo do tempo.
Analogamente à árvore de natal, a montagem é feita em etapas. Montamos os pés, a seguir ajeitamos os galhos e começamos a acrescentar os enfeites. Um de cada vez. Inicialmente a árvore pode parecer sem graça, mas à medida em que vamos agregando uma bolinha aqui, um lacinho ali, e a árvore vai adquirindo um colorido, é como se a alegria tomasse conta do ambiente, do momento e dos sentimentos.
Ao final, terminado o processo meticuloso, até mesmo trabalhoso, o resultado nos traz muita satisfação. E, ao acender das luzes a mágica acontece.
Assim são os processos em nossa vida. Estamos o tempo todo nos aprimorando.
Todo esse cuidado e empenho tem como resultado a nossa iluminação. Lembrando que onde há luz, a escuridão não tem espaço.
Ressignificar é presentear a si mesmo com a oportunidade de reciclar o passado, transformando as pedras do caminho em degraus para a própria elevação.
Nesse Natal não deixe sua luz guardada nas caixinhas de memórias. Busque-a naquele armário que você evita mexer, desenrole com paciência e cuidado e deixe-a brilhar.
Acenda a sua luz e tenha um lindo e iluminado Natal.
#pracegover #paratodosverem ilustração de uma garota vestindo um casaco, luvas e botas longas, todos na cor vermelha, parada sobre um monte de neve, segurando nos braços uma caixa sobre a qual está deitada uma pequena árvore de Natal com luzes amarelas, caixas de presentes e enfeites.
Commentaires