top of page
Buscar

Entusiasmo

  • Foto do escritor: Claudia Vilas Boas
    Claudia Vilas Boas
  • 25 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

“A palavra entusiasmo nasceu na Grécia antiga e significa “ter deus dentro de si”; ser entusiasmado é, pois, como ser inspirado por Deus. Os gregos eram politeístas. A pessoa que era possuída por um dos deuses era entusiasmada e, em função disso, poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem.” (https://arquivos.trf5.jus.br)

“Ela vem do Latim ENTHUSIASMUS, do Grego ENTHOUSIASMOS, “inspiração divina”, do verbo ENTHOUSIAZEIN, “estar inspirado ou possuído por um deus, estar em êxtase”, de ENTHEOS, “divinamente inspirado, possessão por um deus”, formada por IN-, “em”, + THEOS, “deus”. (https://origemdapalavra.com.br)

Refletindo sobre o significado dessa palavra, percebi que esse é um sentimento muito ligado à atração e cocriação de nossos desejos.

Já dizia o Mestre: “Vós dois Deuses” e também afirmava que tudo o que ele podia fazer também nós poderíamos.

E por que não conseguimos muitas vezes atrair para nossa vida o que tanto sonhamos?

Talvez nos falte justamente esse entusiasmo. Sentir dentro de nós a inspiração Divina e trazê-la à superfície para nos auxiliar a criar os movimentos necessários a fim de conquistar o que merecemos.

Quando nos sentimos entusiasmados com algo, a energia é tão vibrante que nada nos parece impossível. E é aí que a etimologia da palavra faz todo sentido, pois, estando preenchidos da luz de Deus, nossos caminhos se abrem para o novo e para a criação de toda positividade que podemos atrair.

Nossa energia se conecta à poderosa energia de criação.

Conhecemos muitas pessoas cujas histórias de vida são incríveis, uma jornada de vitórias e muito sucesso. Embora haja sempre aqueles que atribuam as conquistas alheias à sorte, acredito muito mais em merecimento e consequência. No poder de confiar em sua capacidade e seguir a voz que impulsiona a ir adiante. Ouvir a inspiração do coração, onde habita a essência Divina.

Sempre acreditei que somos um com a Fonte, mesmo quando em alguns momentos, por distrações, nos afastemos.

Basta que nos voltemos para dentro de nós, nos desligando dos sons externos para poder seguir nossa intuição com entusiasmo.

Tudo está dentro. Não é imprescindível seguir qualquer tipo de doutrina, filosofia ou religião. Aliás, religião é uma palavra que deriva do latim religare, religar, voltar a ligar.

Essa ligação é intrínseca, é da nossa natureza, só precisamos deixar que ela flua com naturalidade.

Nossa vida tem a energia com a qual nos conectamos, e ela nos conduz tanto nos momentos de vitória quanto nas dificuldades. Nos alegra na conquista e não nos permite desistir diante dos obstáculos.

Que possamos, então, manter acesa a luz e inspiração Divina, mantendo o entusiasmo como energia constante em nossos dias.

#pracegover #paratodosverem mulher com cabelos longos e esvoaçantes, vestido florido, pés descalços, expressão feliz e confiante, caminhando por uma estrada florida, emitindo uma luz dourada de seu coração, com flores luminosas brotando de suas mãos. Ao fundo uma paisagem bucólica, um vilarejo e um lindo pôr do sol.


 
 
 

Comentarios


bottom of page