top of page
Buscar

Terceirização

Foto do escritor: Claudia Vilas BoasClaudia Vilas Boas

Essa semana em uma conversa ouvi a batida frase de que nenhum político presta, que são todos farinha do mesmo saco. Isso me lembrou outra repetitiva citação, sobre a péssima qualidade do ser humano e que a humanidade deu errado.

Bem, vejamos, eu discordo absolutamente de qualquer generalização.

Todo coletivo é formado por indivíduos.

Se buscarmos o origem etmológica veremos que a palavra vem do latim “indivíduus ” e significa indivisível, uno, aquilo que não pode ser dividido.

Portanto, embora façamos parte de uma coletividade ou várias em tantos âmbitos possíveis, nossa individualidade se mantém intacta, ou pelo menos deveria.

Quando uma pessoa diz que o ser humano deu errado, será que ela está ali se incluindo? Afinal, somos todos seres humanos.

Quando se alega que nenhum político é decente, estará a pessoa se lembrando que entre eles está o seu representante, fruto de sua escolha individual, para defender seus valores e interesses?

Isso me lembrou uma conhecida frase de Nelson Rodrigues: “Toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar”.

Generalizar acaba se tornando uma forma de terceirização. É bem mais fácil, pois dispensa o trabalho de buscar a informação e fazer as próprias avaliações.

Diante disso não é de se estranhar o fato de tantas mídias abertas ainda terem audiência cativa. É muito mais fácil engolir as narrativas prontas, embora mentirosas, do que gastar tempo e trabalho em buscar a verdade e o conhecimento.

Repetir as falácias é agradável para os preguiçosos, o que os torna presa fácil das manipulações e disseminações de inverdades, além de, sem saber, também compactuarem com inúmeras injustiças.

Acusar os outros de toda a insanidade do mundo é fácil, mas também irresponsável, quero ver assumir sua própria fração de culpabilidade.

Tempos incríveis esses que estamos vivendo, onde o melhor e o pior tem sido exposto.

Na minha visão, individual, observo uma guinada acontecendo há alguns anos. Vejo pessoas finalmente assumindo seus papéis e responsabilidades em todos os setores.

Assim também ocorreu na política, onde novas opções têm surgido, jovens vêm se engajando com sincero compromisso e a população está se interessando e buscando conteúdo verdadeiramente informativo.

Porém, aqueles que continuam repetindo as já ultrapassadas frases são os mesmos que também repetem as escolhas ano a ano. A cada pleito mantém aqueles que já conhecem e já sabem do que são capazes, por pura preguiça de realmente abrir a mente e analisar os fatos.

São sempre os que acusam, criticam, condenam, mas nada fazem. São incapazes de abandonar o conforto de seus sofás e suas pantufas e enfrentar a realidade.

O mundo está mudando e quem continuar seguindo narrativas e falácias vai perder a grandiosa transformação que se aproxima.

A batalha entre luz e sombra está no derradeiro episódio.

É este o momento de fazer as escolhas, assumir a responsabilidade e se unir ao trabalho.

Hora de aventurar-se na viagem da vida, sair de trás das janelas gradeadas e se expor ao mundo que nos rodeia. Respirar o ar, sentir o sol, o vento, a chuva e enfrentar as intempéries.

O tempo urge e o trem da história não espera. Arregace as mangas e execute as suas tarefas. Seja também contribuição.

E, para concluir, deixo aqui a frase atribuída a Mahatma Gandhi: “Seja a mudança que você quer ver no mundo”.

#pracegover #paratodosverem ilustração de uma mulher com longos cabelos esvoaçantes, usando um vestido de cuja saia brotam flores e livros. Ela segura uma pasta e entrega vários livros a um jovem casal que está desembarcando de um trem, que está sobre trilhos que se encaminham para um luminoso planeta Terra.


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page